A radiologia odontológica mais vulgarmente conhecida por raio x dos dentes, na verdade abrange igualmente a gengiva, maxilares e estruturas ósseas da boca.

O raio x tem a ver com eletromagnétismo, e tal como ondas de rádio atravessa o corpo humano e permite a criação de imagens raio-x, muito úteis para que o médico dentista possa efectuar correctamente os diagnósticos dos seus pacientes, em casos que podem ir desde implantes dentários a simples cáries.

Apesar de não provocar qualquer tipo de dor, quando se é submetido a uma radiografia odontológica fica-se exposto a radiação, se bem que de pequena frequência, e é usual a colocação de aventais de protecção radiológica que contêm chumbo.

Os Raios x fazem mal para a saúde? > É verdade que a radiação é nociva ao ser humano, especialmente quando a exposição à mesma é longa e feita sem protecção. Mas geralmente os exames de raio x são seguros e não oferecem quaisquer riscos para os pacientes, especialmente se forem raio x odontológicos onde a frequência de radiação é diminuta.

– NOTA > Exame radiológico = Raio x (escreve-se sem hífen) // Imagem radiológica = Raio-x (escreve-se com hífen).