Estima-se que o acto de limpar e aliviar eventuais incómodos nos dentes seja uma prática tão antiga como a própria humanidade. A paleontologista Leslea Jane Hulsko, provou numa das suas pesquisas que há cerca de 1,8 milhões de anos já se usavam pedaços de plantas entre outros utensílios para o fazer.

Os palitos de madeira que hoje conhecemos foram criados por Charles Foster em 1870, e se eram bastante úteis para nós naquela altura, hoje numa era completamente diferente temos ao nosso dispor diversos tipos de escovas de dentes e fio dentário para o efeito, o que se traduz numa melhor prática para a nossa saúde oral.

É que os pontos negativos pelo uso de palitos são imensos, vejamos:

– Essa prática é uma falsa limpeza oral. Retira os maiores vestígios de alimento, mas a placa bacteriana estará lá sempre, e só é perceptível a olho nu quando a acumulação de bactérias é acentuada;

– Como geralmente um mesmo palito é utilizado em vários dentes, as bactérias têm ‘livre trânsito’ para circular no interior da boca, e além do mais, os próprios palitos trazem com eles micro-organismos ‘à boleia’.

– As extremidades pontiagudas são usadas para limpar o espaço entre dentes. Então uma pessoa com anatomia bucal dita normal acaba por forçar essa entrada. Além de poder aumentar a distância entre dentes, também pode magoar a gengiva. Para quem tem a doença periodontal, a probabilidade causar danos na raiz é significativa;

– O uso prolongado pode causar desgaste dos dentes;

– Caso o palito se parta, pode ocorrer que alguma partícula fique alojada na gengiva, o que pode originar infecções, ou outros problemas como por exemplo, o dente desviar-se da sua posição original;

– Os movimentos com o palito podem causar estrago em restaurações dentárias recentes ou provisórias;

– Outros problemas podem surgir para quem usa aparelho dentário, uma vez que o palito pode deslocar os brackets e entortar os fios, prejudicando assim todo o tratamento ortodôntico.

– Para quem tem próteses, atenção, que a utilização de palitos pode deixa-lo literalmente com os ‘dentes na mão’.

A Odontoclinic recomenda expressamente que abdique do uso de palitos para fins de higiene oral. Se vir um paliteiro numa mesa de refeição, use-os apenas para pegar petiscos. Bom apetite!