> O QUE É A MALOCLUSÃO?

A ‘maloclusão’ (também conhecida por má oclusão) foi assim batizada por Edward Angle, o pai da ortodontia moderna. Entende-se pelo alinhamento incorreto entre os dentes das arcadas superior e inferior no ato da mordida (oclusão), proporcionando dessa forma um encaixe inadequado entre ambas.

Como o alinhamento perfeito é difícil, casos de maloclusão são bastante comuns e podem estar associados a qualquer posição ao longo das arcadas independentemente do tipo de dente em causa, contudo a maioria das situações não são graves, nem exigem tratamento.

> O QUE PODE CAUSAR A MALOCLUSÃO?

Entre várias causas suscetíveis de serem responsáveis pela maloclusão, temos:

– O crescimento esquelético anormal, ao nível da mandíbula / das arcadas, muitas vezes devido a maus hábitos durante o período da infância (como o uso prolongado da chupeta), ou maus hábitos cotidianos (como morder tampas de canetas e unhas);

– A perda de dentes, obturações dentárias mal ajustadas;

– Dentes inclusos ou de formato anormal;

– O desalinhamento maxilar após grave lesão.

> QUAIS OS SINTOMAS E EFEITOS?

A intensidade dos sintomas costuma ser proporcional à gravidade do problema. Os sintomas e efeitos mais comuns são:

– Dor de cabeça frequente e ou zumbidos nos ouvidos;

– Ruídos na articulação da mandíbula quando se abre e fecha a boca;

– Notória escassez de gengiva por retração da mesma ou reabsorção do osso maxila;

– Alteração da harmonia estética e da própria esquelética do rosto;

– Problemas de mastigação e ou de fala;

– Exagerado desgaste do esmalte que pode causar dor e sensibilidade dentária.

Obviamente que os sintomas e efeitos variam consoante o tipo de maloclusão em causa.

> QUAIS OS TIPOS DE MALOCLUSÃO?

A maloclusão costuma ser classificada segundo o clássico sistema de classes de Angle, devido a sua simplicidade, contudo muitos outros autores reviram e modificaram o dito sistema, o que resultou em subtipos e novos sistemas.

Em termos gerais, os principais tipos de maloclusão são:

. Mordida Cruzada (ou invertida) > Um ou mais dentes da arcada superior “fecham” por dentro dos dentes da inferior, ficando este(s) de fora. Existem vários tipos de mordidas cruzadas se tivermos em conta o posicionamento.

A mordida cruzada é intitulada de meramente dentária (dentoalveolar), se relacionada apenas com variações na inclinação dos dentes; caso contrário deverá ser esquelética, o que significa que existe alguma anomalia ao nível ósseo.

Muito poucas mordidas cruzadas possuem carácter de autocorreção o que justifica o tratamento corretivo o mais cedo possível.

. Mordida Aberta > Os dentes superiores e inferiores não entram em contacto uns com os outros. Verifica-se maioritariamente ao nível dos dentes da frente (dentes anteriores), embora também possa ocorrer nos de trás (dentes posteriores).

Os tipos distintos de mordida aberta por posicionamento são, anterior, posterior e lateral.

. Mordida Profunda (ou sobremordida) >  é uma maloclusão vertical, em que se dá uma sobreposição exagerada dos dentes da frente superiores em relação aos inferiores. A mordida profunda pode ser dentoalveolar (se for a nível dentário), ou esquelética. Pode ainda ser horizontal ou vertical (overbite).

. Apinhamento Dentário > ocorre quando não há espaço suficiente para os dentes adultos, então os dentes ficam apinhados uns nos outros. Se bem que a falta de espaço não é o único motivo do apinhamento dentário. Os dentes apinhados ou “dentes tortos” são um problema extremamente comum, e causa de maloclusão. Para além da questão estética, quem sofre desse problema tende a morder-se ou trilhar os lábios e o interior das bochechas.

. Outros Problemas > Além de outras classificações, tipos e sub-tipos que gravitam em redor do assunto maloclusão, existem ainda casos (não especificamente tipos) directamente relacionados com o tema, são exemplo disso os diastemas (espaços entre dentes), situações de protusão dentária ântero-superior (ou overjet, avanço dos dentes da frente superiores em relação aos inferiores), desordens temporomandibulares, entre outras…

> QUAL É O TRATAMENTO?

Cada caso é um caso, e o plano de tratamento adequado depende primordialmente do tipo de maloclusão, da sua severidade, bem como da fase em que é feito o diagnóstico. Por vezes, problemas surgem logo na infância e quanto mais cedo forem detetados maior é a probabilidade de sucesso do tratamento.

A maioria das maloclusões é corrigida com recurso à ortodontia nomeadamente através da utilização de aparelhos dentários, uso de alinhadores e ou extrações dentárias. Contudo, casos específicos ou mais graves podem exigir o tratamento cirúrgico (cirurgia ortognática).