Os avanços tecnológicos na área da medicina dentária são notórios, nomeadamente no campo da implantologia. Os pacientes que se submetem a implantes ficam radiantes!

A Implantologia trata da substituição de dentes naturais através de implantes dentários, quer seja para suprir a perda de apenas um dente ou até mesmo perdas totais, através de uma técnica cirúrgica que consiste implantar pinos de titânio em forma de parafuso no osso do maxilar ou da mandíbula para posterior fixação dos dentes artificiais (próteses dentárias).

Os resultados estéticos são surpreendentes, um sorriso desprovido de beleza passa a ser um sorriso notável num ápice, e os pacientes deixam de voltar a passar por embaraços em público, ora pela falta notória de dentes, ora por possíveis deslocamentos de dentaduras (próteses removíveis). A sua autoestima aumenta.

Se é certo que essa é a razão que mais leva as pessoas a submeterem-se a implantes dentários, as vantagens não se ficam por ai. Além de bonita, a boca passará a ser mais funcional.

O implante devolve a capacidade de mastigação, que é muito similar entre dentes implantados e naturais, permitindo assim que façam de novo parte da alimentação alguns alimentos, antes difíceis de serem ingeridos.

Existem ainda pessoas que melhoram a sua fonética, antes influenciada pela posição incorreta dos dentes. Acaba por ser um procedimento que salvaguarda a saúde física e mental dos pacientes, melhorando-lhes consideravelmente a sua qualidade de vida.

É seguro, praticamente indolor, de recuperação rápida e conta com uma taxa de sucesso próxima dos 100%. Já é possível entrar na clínica sem dentes e sair com dentes que aparentam ser naturais.

Em condições normais, os implantes podem durar toda uma vida. Para assegurar essa durabilidade será necessário ter cuidados com a higiene oral, o uso de escova, elixir e fio dental, bem como não dispensar consultas regulares ao médico dentista.

O preço deste tratamento desceu significativamente, tornando-se assim mais acessível para o público em geral, razão pela qual o número de implantes dentários tem vindo a aumentar de ano para ano.