O poder do sorriso no nosso quotidiano é sabido, está presente nos nossos comportamentos, emoções, e consequentemente nas relações interpessoais e comunicacionais. Existem vários tipos de sorrisos, um determinado sorriso pode dar-nos confiança ou desconfiança, pode dizer-nos muito ou nada sobre alguém. Depois há as pessoas que vivem a sorrir, outras quase nunca o fazem.

 

Mas se o sorriso nos pode dar bastante a conhecer sobre a personalidade de uma pessoa, será que os dentes também nos dizem algo? Para o ‘pai da medicina’, o grego Hipócrates, sim. Ele defendia que cada pessoa pertence a um de quatro tipos, que o traço de personalidade varia consoante a forma dos seus dentes da frente (incisivos centrais). Vejamos:

 

Tipo 1. Formato Quadrado > Pessoas discretas, reservadas e pensativas, que conseguem controlar as emoções.

 

 

Tipo 2. Formato Oval > Pessoas criativas, artísticas e perfeccionistas, que conseguem perceber facilmente os sentimentos de outras pessoas, contudo tímidas e desconcentradas.

 

Tipo 3. Formato Triangular > Pessoas optimistas, entusiastas e dinâmicas, que fazem amigos com facilidade, por serem extrovertidas, se bem que são ansiosas e receiam a solidão.

 

Tipo 4. Formato Rectangular > Pessoas determinadas, intensas e objectivas, que têm personalidade forte, capacidade de liderança e conseguem tomar decisões rapidamente. Porém, focam-se demasiado em si mesmas.

 

 

Será que se identifica com o tipo de personalidade a que corresponde o formato dos seus dentes?