Uma das perguntas que mais são feitas pelos pacientes depois de colocarem implantes dentários é acerca de que tipo de alimentos podem ingerir. Como deve calcular, o consumo de alimentos após uma cirurgia de implantes dentários deve ser cuidadoso. Isto é, o consumo alimentar deverá começar por ser mais à base de líquidos, e gradualmente passar para alimentos mais consistentes.

É bastante aconselhável a ingestão de muita água, iogurtes, sopa, puré, e outros alimentos pouco consistentes; frutas macias ou cozidas, como a banana e a maça cozida respectivamente.

Por outro lado é de evitar extremamente o consumo de alimentos quentes; bebidas alcoólicas; alimentos rijos e crocantes; alimentos muito pigmentados como a pimenta; guloseimas muito doces; e de frutas cítricas como a laranja.

Para que um tratamento seja bem sucedido, muito depende da cooperação do paciente e da sua disponibilidade para cumprir os conselhos do seu médico dentista. Por muito que o investimento na sua saúde oral tenha sido elevado, se não houver um esforço em renunciar determinados alimentos e ou comportamentos de risco, esse investimento poderá ser em vão.

Se parte da responsabilidade é pertença do médico, a outra é do paciente, que para além de ter de respeitar as restrições alimentares deve também não descurar a sua higiene oral, o sucesso ou o insucesso do tratamento depende muito do seu comportamento.